Aço Inox não enferruja mesmo?

Essa é uma dúvida muito comum e acaba sendo uma pergunta feita todos os dias por muita gente, principalmente na hora de comprar panelas, talheres e outros materiais de cozinha ou utensílios do dia a dia que sejam feitos desse material. Afinal, o Inox é realmente resistente à ferrugem?

Inox é uma abreviação de inoxidável, ou seja, algo que não sofre oxidação. Ele é resistente a efeitos corrosivos como a ferrugem e danos que outros tipos de aço estariam sujeitos a sofrer.

O aço inox foi criado justamente com o intuito de ser uma espécie de metal que resistisse a danos químicos. A sua composição de cromo e ferro forma uma camada passiva que possui uma resistência mais intensa à ação de agentes corrosivos, até mesmo como oxigênio, que danificam com facilidade outros tipos de aço.

No entanto, é importante notar que o aço inox não é totalmente imune a danos. Sua liga metálica permite uma alta resistência, mas ainda assim é possível danificar sua consistência. Um dos inimigos mais comuns do aço Inox é a água, que em ação excessiva sob ele pode levar à corrosão em algum nível.

Também existem diferentes tipos de aço Inox, que se diferem por sua resistência e composição. Como isso interfere também no custo, é importante analisar qual o tipo ideal de Inox que deve ser utilizado para o produto em questão. Por exemplo, um garfo não necessariamente irá ter o mesmo tipo de Inox que uma fachada de prédio, já que talheres não precisam compartilhar da mesma resistência que um material usado em uma obra civil.

Deixe um comentário