O que caracteriza um aço inoxidável é, principalmente, a porcentagem de cromo em sua composição, de no mínimo 10,5%. Além disso, essa liga metálica também é composta por ferro e outros metais que podem variar. Essa variação é que dá origem a diversos tipos de aço inox dos quais vamos falar neste texto.
Austenítico: composto principalmente por ferro, níquel e cromo, é uma versão da liga metálica amplamente utilizada na construção civil e em equipamentos industriais, porque resiste muito bem à deformação (ductilidade) e facilita a soldagem. É o mais utilizado para dar incrível qualidade aos produtos Açonox.
Seus principais e mais utilizados subtipos são:
- Aço 201: possui baixa quantidade de níquel e alta resistência a corrosão.
- Aço 304: composto por grande porcentagem de níquel e cromo, sua elevada resistência à corrosão e à oxidação evita ferrugens .
- Aço 304L: é uma versão aprimorada do Aço 304, modificada para ter maior resistência a um tipo específico de corrosão.
- Aço 316: possui em sua fórmula um metal chamado molibdênio, utilizado para conferir resistência superior aos efeitos da corrosão.
- Aço 316L: tem características bastante semelhantes às do Aço 316, porém, com foco maior na resistência à corrosão interna (intercristalina).
Martensítico: apesar de ser a versão menos resistente à corrosão, por ter baixíssima porcentagem de carbono, essa é justamente a característica que também o torna altamente durável, capaz de resistir a fortes impactos e temperaturas elevadas.
Suas principais variações são:
- Aço 410: uma liga com alta temperabilidade, ou seja, capaz de enrijecer em altas temperaturas e esfriar rapidamente, sem se deformar facilmente com a variação térmica.
- Aço 420: é semelhante ao Aço 410, mas possui maior resistência mecânica e dureza, graças ao seu teor elevado de carbono.
- Ferrítico: é bastante utilizada na fabricação de utensílios domésticos, já que não possui níquel em sua composição, o que diminui os custos, e é facilmente moldável e soldável. Em sua subdivisão estão os Aços 409, 430, 439 e 443, todos com características bem semelhantes, dentre elas o magnetismo.
- Dúplex: é uma liga robusta, utilizada em áreas que exigem elevada resistência mecânica, como a indústria petrolífera. Sua composição leva níquel, cromo, austenita, ferrita e molibdênio, o que permite que evite bem os efeitos da corrosão sob tensão e em meios mais agressivos..
- Endurecível por precipitação: possui altíssima resistência mecânica e à corrosão, e é comumente utilizado no setor aeronáutico, justamente por conta da sua durabilidade. Seu endurecimento é realizado através do uso de diversos elementos, em um processo chamado de envelhecimento.
Os tipos e subtipos de aço inoxidáveis são muitos e focamos em trazer, como curiosidade, os mais interessantes e também aqueles mais presentes no nosso dia a dia. Claro, nem todos possuem uso doméstico, mas podem, sim, fazer parte da nossa rotina de alguma forma.
Aos que procuram produtos de aço inox, com qualidade e a dedicação de quem tem quase 20 anos de experiência no mercado, fica o endereço da nossa loja virtual.