Quando falamos em Aço Inox de aplicação em diversos pontos da casa, mas especialmente na cozinha, sempre há muitas dúvidas sobre durabilidade, resistência e principalmente sobre o surgimento de ferrugem.
Então, para te ajudar a se informar sobre o assunto, confira com a gente alguns mitos e verdades, recheados de muita informação e dicas sobre como cuidar e conservar suas peças de aço inox!
O aço inox enferruja: VERDADE
Sim, o aço inox enferruja, mas essa ferrugem não é a mesma que ocorre em ferros, latas e outros materiais não inoxidáveis. A oxidação que ocorre no inox apresenta manchas amareladas que lembram bastante a ferrugem convencional, mas elas são muito mais superficiais e fáceis de lidar.
As pequenas oxidações que aparecem no material são causadas por acúmulo de sujeira ou água que acaba ficando por muito tempo e secando sobre a peça. A grande e importantíssima diferença é que essas manchas nunca chegam a realmente corroer e perfurar os produtos em inox. O que elas causam são apenas efeitos estéticos no material, de acordo com o período prolongado que o acúmulo de sujeira ou água permanecer na peça.
Ferrugem de verdade e/ou oxidação severa podem surgir apenas em casos onde há o rompimento da camada protetora na peça. Mas calma, logo abaixo vamos falar um pouco mais sobre isso!
Posso remover as manchas do Inox: VERDADE
É possível remover as manchas de ferrugem que podem surgir nos produtos de aço inox e remover elas é mais simples e fácil do que você imagina! Utilizando determinados produtos (a exemplo do sapólio líquido) com uma esponja macia ou flanela vai permitir que você elimine as manchas mais suaves de forma muito mais tranquila.
Caso as manchas de ferrugem no aço inox sejam maiores e mais intensas, pode ser necessário realizar um polimento leve, sem aplicar muita força ou pressão no local.
Não dá para conservar o aço inox: MITO
Há quem diga que não é possível fazer algo para conservar o aço inox, porém isso é um mito! Caso você não vá utilizar o produto de inox por alguns dias, é só seguir algumas recomendações básicas como: limpar bem a peça (pode ser feito apenas com água) e em seguida de uma secagem completa com algum pano, flanela ou toalha macia.
Um fator muito importante é que você nunca utilize produtos químicos que possam agredir a camada superficial do aço inoxidável, pois isso pode quebrar de forma irreversível a proteção do metal, levando ao surgimento de manchas e até mesmo permitindo que ocorra uma oxidação mais severa, com ferrugem de verdade.
Dica Bônus
Outra questão muito importante: evite ao máximo deixar materiais feitos de aço comum ou ferro puro em contato direto com seu produto de aço inox, porque pode haver contaminação da camada inoxidável e danificar a peça.
Então, para manter suas peças de aço inox sempre 100% perfeitas, lembre-se: usou, limpou, secou!