O aço inoxidável não é, necessariamente, magnético, mas ele pode ser. O fato é que existem diversos tipos de aço inox (sobre os quais, inclusive, nós já falamos aqui) e alguns deles possuem como característica o magnetismo.
Por que essa informação é importante? Muita gente utiliza ímãs como método para identificar se um determinado objeto é de fato feito com aço inoxidável. A questão é que essa metodologia não é precisa, e pode causar diversos erros e confusões.
Os aços inoxidáveis ferríticos, por exemplo, podem ter em sua composição uma porcentagem de ferrita que ultrapassa os 20%, fazendo com que atraiam ímãs, mas isso não significa, de forma alguma, que trata-se de um falso aço inox.
Aliás, ser mais ou menos magnético não influencia na qualidade do material, mas pode significar que ele é mais adequado para aplicações específicas. Ainda utilizando os tipos ferríticos para exemplificar, o alto índice de ferrita confere ao aço algumas características bem interessantes:
- Mais soldabilidade
- Alta resistência à corrosão intercristalina
- Grande resistência mecânica
- Menor suscetibilidade a danos causados por exposição a altas temperaturas e variação térmica
Por isso, não se engane, pois assim como magnetismo não identifica determinado material como sendo falso aço inoxidável, a ausência dessa característica também não comprova que um objeto seja feito de inox autêntico.
Para não ter nenhuma dúvida e evitar a necessidade de qualquer teste, compre com quem tem experiência no mercado e garanta confiança.
Faça suas compras no site da Açonox.